09 Mar 2020
Como a cultura de trabalho dos gestores educacionais afeta os estudantes?

Segundo João Paulo Pacífico, que inovou na relação entre empresas e pessoas, uma liderança tóxica na gestão de uma instituição de ensino certamente influenciará a educação dos alunos
Seja no Ensino Básico ou no Superior, os gestores educacionais se esforçam constantemente para proporcionarem os melhores resultados para as instituições em que atuam. As equipes se dividem em suas funções, atividades e metas, e cada um acaba impactando diretamente na forma como ensino e aprendizagem serão aplicados. Mas, afinal, a gestão pode afetar o desempenho e o comportamento de alunos? Para João Paulo Pacífico, fundador do Grupo Gaia, a resposta é sim.
“Uma liderança tóxica na gestão educacional certamente chegará até o aluno, porque o professor, por melhor que seja, acaba sendo afetado por essa toxicidade de cima e estará fora do seu ponto de equilíbrio”, diz o especialista. Segundo ele, para formar estudantes preparados para o mundo, é importante o docente, que constrói uma relação direta com os jovens, estar alinhado com as boas práticas promovidas pelo gestor. “Isso será transmitido automaticamente, formando pessoas que já entrarão no mercado com essa mentalidade diferente, gerando um resultado positivo em cadeia”, afirma.
Então, quem busca o desenvolvimento da instituição como um todo precisa se atentar a como promover uma boa cultura de trabalho em sua equipe. E Pacífico tem uma dica. “O primeiro passo para um gestor que quer se aperfeiçoar nesse aspecto é autoconhecimento. Quanto mais ele se conhecer mais vai conseguir se relacionar com os outros, melhorando o ambiente ao seu redor”, diz.
E outros dois aspectos são fundamentais para se ter uma boa cultura de trabalho, segundo o especialista. Um é olhar para a pessoa com quem se trabalha, preocupando-se verdadeiramente com o seu desenvolvimento. “Os gestores das escolas devem zelar pela evolução dos professores como seres humanos e como profissionais”, diz Pacífico. Outro ponto é saber o propósito do trabalho. Lembre-se por que a instituição existe e qual a importância dela na formação dos jovens.
“É fundamental discutir esse tipo de tema em um evento como o GEduc, porque o futuro de milhares de crianças passa pela educação. E quanto mais conectada a escola ou faculdade estiver com o mundo exterior, melhor para a sociedade como um todo”, conclui Pacífico.
João Paulo Pacífico irá discutir o tema “Liderança Inspiradora: Gerando Engajamento e Alta Performance das Equipes” no GEduc 2020.